Será instalada no parque Cândido Portinari, ainda neste semestre, uma roda-gigante que está sendo divulgada como a maior da América Latina.
Custeada pela São Paulo Big Wheel (spbw), empresa classificada por chamamento público do governo do Estado para executar a obra, ela terá 91 metros de altura e vista para a região da Marginal Pinheiros, na zona oeste da capital Paulista.
A roda-gigante supera equivalentes turísticas instaladas em cidades como Paris e Chicago. Mas sua estrutura fica aquém da London Eye, que tem 135 metros e fica na capital Britânica, e também da de dubai, que tem 210 metros de altura, entre outras. A previsão é inaugurar a versão Paulista nas férias escolares de julho, segundo nota da secretaria de infraestrutura e meio ambiente do estado de São Paulo. A SPBW diz que ainda está estudando o valor da entrada para a atração. Ela é composta de 42 cabines de observação com capacidade para até dez pessoas cada. O interior da cabine terá sistema de ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e serviço de wifi. O parque estadual Cândido Portinari, que fica localizado na Vila Hamburguesa, zona oeste de São Paulo capital, tem 121.670 m² de área no total e, como o parque Villa-Lobos é contíguo, há mais 3.500 m para percorrer de bicicleta. O parque usa tecnologias novas de captação de água pluvial para irrigação das áreas verdes, além de gerar energia solar por meio de painéis com capacidade para produzir 1,1 megawatt de energia - suficiente para o consumo das duas áreas verdes e mais 30 casas da região. Suas luminárias são todas de leds. A flora do local conta com 1.720 árvores (principalmente espécies da mata atlântica), sendo 1.400 por compensação ambiental, preservação de 120 árvores já existentes no local e mais 200 árvores em doação. A exemplo de quando o parque Villa-Lobos foi criado, os usuários vão ter que esperar para que a maioria dessas árvores recém-plantadas cresça e traga todos os benefícios decorrentes.
Quanto a avifauna, observamos muitos pássaros presentes no parque, principalmente nas árvores remanescentes do local, preservadas pelas obras de sua criação. Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Há uma área só para os pets chamada de petz. São proibidos fazer churrascos ou fogueiras, empinar "pipas" com cerol, subir em árvores, andar de bicicletas fora da ciclovia e comércio ambulante.
História do Parque Estadual Cândido Portinari as obras para implantação do parque tiveram início em maio de 2013 na área, contígua ao Parque villa-Lobos, que foi utilizada como canteiro de obras pelo consórcio via quatro para construção do metrô e devolvida ao governo do estado de São Paulo em abril de 2012. Inicialmente, a ideia era construir um teatro no local, mas, passados mais de 20 anos, o governo do estado optou por ampliar o espaço verde e oferecer mais opções de lazer, esporte e cultura ao ar livre para a população, atendendo melhor às demandas apontadas pelo público que frequenta o parque Villa-Lobos, o qual recebe, atualmente, mais de 60 mil pessoas aos fins de semana, número crescente todos os meses.
Fonte: Secretaria do Verde Reportagem: Márcia Brasil
Kommentare