Audiência pública debateu a questão da violência nas escolas e a necessidade da atuação de profissionais de psicologia e assistência social no ambiente educacional.
As últimas tragédias ocorridas em escolas no Brasil trazem a necessidade de maior debate sobre o tema violência nas escolas. Durante audiência pública com lema “Unidade de todos, por escolas seguras”, promovida pela deputada estadual professora Bebel (PT), o assunto foi debatido.
O evento ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 17 de abril e contou com a participação de diversos representantes dos movimentos estudantis, sindicais, professores, psicólogos, autoridades, entre elas o coordenador executivo do governo federal no GT interministerial contra violência nas escolas, Yan Evanovick.
Marcela Milano psicóloga, representante do Sindicato dos Psicólogos, ressaltou em sua fala na audiência a necessidade da atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas: “Falar de nossa categoria dentro da escola é também falar de movimento de luta. A gente vem batalhando para ser reconhecido dentro desses espaços, enquanto autores durante 20 anos. Daí a gente está vendo várias questões da importância de ter um profissional de psicologia dentro da escola, mas viemos também falar da importância dos assistentes sociais”.
De acordo com Marcela, a escola traz o reflexo de uma sociedade que esta adoecida: “uma sociedade que passou e nós passamos por um desgoverno, desmontado políticas públicas. Eu garanto que a galera da periferia sabe muito bem conviver com a violência. A gente vê todo dia os corpos sendo hostilizados e a categoria estará atuando na escola, não para fazer atendimento individual de saúde mental, mas para fazer atendimentos coletivos, não estigmatizando, patologizando, nem colocando rótulo nas pessoas”, ressalta a psicóloga.
A Central de Notícias da Rádio CIVICA BRASILEIRA é uma iniciativa do Projeto “A Influência Cultural Africana”. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments