Telecentros são equipamentos públicos que disponibilizam acesso a computador com internet e agentes mediadores que ajudam na navegação e no letramento digital da população. Os equipamentos realizam atividades para públicos de diferentes idades e características.
Existem 127 equipamentos em São Paulo, que de acordo com a Prefeitura, realizam em média 164 mil atendimentos por mês. Principais serviços são o uso livre individual ou em grupo, atividades de capacitação com cursos, palestras e oficinas sobre ferramentas digitais, programação e empreendedorismo, atendimento e orientação aos usuários e usuárias dos equipamentos.
Cada equipamento é administrado de acordo com as características do espaço da região. Existem telecentros nos CEUs, Clubes Esportivos, Bibliotecas, entre outros espaços. Levantamento da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia revelou, por exemplo, que mais de 30 unidades atendem crianças com mais frequência, enquanto 28 são mais frequentadas por adolescentes. No centro da cidade de São Paulo, há três unidades em que o fluxo de imigrantes é maior.
Os dados revelam a importância dos Telecentros para inclusão digital principalmente da população mais carente. 75% dos usuários estão desempregados, a maioria do público que são mulheres e mais de 50% se declaram pretas e pardas.
O horário de maior frequência ocorre entre 12h e 15h. E mais da metade dos usuários costumam utilizar os Telecentros de 1 a 3 horas de duração.
Com cursos de qualificação, monitoria e auxílio na produção de currículos e vagas de emprego, os equipamentos são referência no esforço das pessoas em se recolocarem no mercado de trabalho.
Entre as modalidades de cursos e oficinas disponíveis no Telecentros estão: digitação, edição de imagens, editor de apresentações, editor de planilhas, editor de texto, informática básica, introdução ao uso do computador, oficina de currículo, oficina de e-mail e oficina de navegação, entre outros.
Na região mais próxima da Casa Verde, na Freguesia do Ó tem três Telecentros na região.
Veja a relação de endereço dos locais:
Rua Vale do Sol, 59B - Jardim Brasilândia, Segunda a Sexta - 08h às 17h, aos sábados 8h ao 12h
Rua Daniel Cerri, 1549 - Jardim Paraná, Segunda a Sexta - 09h às 18h, aos sábados fechado
Rua Aparecida do Taboado, S/N - Jardim Paulistano, Segunda a Sexta - 09h às 18h, aos sábados fechado
Comments