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Superlotação e atrasos desafiam o transporte público de São Paulo

Apesar da frota robusta e das melhorias no transporte público do município, a insatisfação dos passageiros é grande.

Por Gabriel Nassif


Atualmente a cidade de São Paulo conta com uma frota de ônibus robusta, com mais de 12 mil veículos, que transportam cerca de 2,5 milhões de passageiros diariamente. Apesar disso, o serviço ainda enfrenta duras críticas da população.


Mesmo com a instalação de ar condicionado e Wi-Fi dentro dos ônibus, a falta do conforto, atrasos constantes e a superlotação, são algumas das queixas recorrentes dos usuários.


Segundo o auxiliar de núcleo da empresa Santa Brígida, Paulo Henrique Dias, o problema dos atrasos dos ônibus fogem do controle da empresa e dos motoristas. “É um problema recorrente, mas ele não depende só da empresa, porque são vários fatores no meio do trânsito, no dia a dia, que impacta nisso” afirmou.


Fernando Souza, outro auxiliar de núcleo da Santa Brígida, complementa que o tempo chuvoso é um exemplo nos atrasos dos ônibus. “Mesmo o motorista saindo adiantado da garagem, às vezes ele não consegue cumprir o horário do ponto pela demanda de trânsito” comenta.


De acordo com eles, diversos fatores externos são os principais motivos que acarretam os atrasos. “Muitos locais que têm a via exclusiva para o ônibus, o pessoal anda com carro de passeio e acaba atrasando essa ida dos ônibus para o terminal” conclui Fernando.


Em conversa com a passageira Dayane Alves, ela afirma que o transporte de São Paulo tem que melhorar e ressalta o problema da demora dos veículos, além do mau funcionamento do ar condicionado. “Tem que melhorar muito, principalmente a questão de demora no ponto e dentro [do veículo] também” afirma a passageira.


Dayane também comenta sobre o aprimoramento do transporte. Segundo ela, os ônibus com ar condicionado, que circulam com as janelas fechadas, precisam funcionar melhor. “Se tem um ônibus com ar condicionado, então tem que ter o ar condicionado funcionando para a população” conclui.


Apesar das reclamações dos passageiros, Fernando Souza afirma que esses problemas têm melhorado. Paulo Dias complementa que os veículos são periodicamente submetidos a uma manutenção. “Nós trabalhamos com a manutenção programada. Em comparação com outras empresas, a Santa Brígida tem bem menos reclamações na questão de falhas mecânicas” conclui Paulo.




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