top of page
Search

Sacolão Popular é inaugurado em São Paulo

A cidade de São Paulo recebeu no dia 24 de fevereiro a inauguração de um Sacolão Popular. A iniciativa tem como objetivo ofertar alimentação saudável vinda da reforma agrária a “preço de custo” para trabalhadores de baixa renda.  Também está previsto no espaço ações mensais para a população de rua.

O Sacolão Popular é a idealização de um projeto parceria do MST – Movimento Sem Terra com a Pastoral do Povo que conta com o trabalho do Padre Júlio Lancellotti.  Para explicar o projeto, ouvimos Joca - dirigente estadual do MST de São Paulo.

“Nosso Sacolão tem o objetivo de oferecer o preço dos produtos mais baratos, produtos vindo direto dos assentamentos da Reforma Agrária, vindo dos Quilombos de várias regiões do estado de São Paulo, orgânicos e livres de agrotóxico. Esses produtos são vendidos por um preço acessível para a população da cidade de São Paulo, mas também pelo menos um domingo por mês, a intenção é servir almoço para os moradores de rua. Além de todos os dias de manhã, a gente ter servido café da manhã junto com vários parceiros nossos do sacolão”, afirma ele.

Segundo o dirigente, a ideia é expandir os Sacolões para várias regiões da capital paulista: “porque a gente sabe que alimentação saudável e por um bom preço é muito importante para classe trabalhadora”.

De acordo com ele, o projeto reivindica do governo isenção de impostos de alguns produtos da Reforma Agrária  para vender no Sacolão com menor custo. A ideia é ter a isenção como contra partida do governo no combate à fome e à pobreza.

“A gente acredita que o Sacolão Popular é uma grande alternativa para os assentados da Reforma Agrária, principalmente para classe trabalhadora mais carente que está na cidade, muitos desempregados e tantos outros até que moram na rua. Neste sentido, a gente faz o convite para a população conhecer e vir aqui no Sacolão Irmão Pedro Betancur, na rua Siqueira Cardoso, 297 no bairro do Belenzinho”, convida  Joca.

O nome do Sacolão faz referência a um santo guatemalteco “que distribuía comida aos pobres.




A Central de Notícias da Rádio CASA VERDE é uma iniciativa do Projeto LENDAS URBANAS DE SÃO PAULO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 

Comments


bottom of page