Os parques são uma ótima opção de refúgio para um momento de lazer e contato com a natureza em meio à correria do dia a dia e do excesso de concreto da capital paulista. A pandemia fez com que uma parte significativa da população passasse a dar mais valor a espaços abertos e ao contato com lugares como parques e praças, áreas verdes. Existem em São Paulo 106 (cento e seis) parques municipais e estaduais espalhados pela cidade. São menos de 12m2 (doze metros quadrados) de área verde por habitante, número abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
O acesso aos parques são livres e gratuitos, o horário de funcionamento depende da administração de cada área, mas normalmente iniciam cedo, antes das 7h horas e finalizam entre 18h e 20 horas.
Cada parque possui um conselho gestor; os parques municipais de São Paulo estão em processo de eleição. O Conselho gestor dos parques foi criado em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades no local. De acordo com a prefeitura de São Paulo, o cadastro para participar das eleições do segmento frequentador dos Conselhos Gestores dos Parques Municipais teve início no dia 7 de março. As eleições ocorrerão online por meio do site svmaeleicoes.prefeitura.sp.gov.br, entre os dias 14 e 20 de março. Para votar, é necessário ter mais de 16 anos e ser frequentador dos parques.
Veja a relação de parques na zona norte no site:
Horto Florestal de São Paulo
Parque Anhangüera
Parque da Cantareira
Parque Cidade de Toronto
Parque da Juventude
Parque Estadual do Jaraguá
Parque Lions Club Tucuruvi
Parque São Domingos
Parque Jardim Felicidade.
Parque Rodrigo de Gásperi
Parque Vila dos Remédios: é um parque situado nas imediações do distrito de Jaguara, próximo do encontro dos rios Tietê e Pinheiros.
Parque Vila Guilherme: é um parque pertencente ao distrito de Vila Guilherme.
Opmerkingen