A Prefeitura de São Paulo promove o Cata Bagulho, uma ação gratuita e realizada nas regiões das 32 subprefeituras do município. O propósito é evitar que objetos inaproveitáveis – móveis e eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira, mobília mofada – sejam descartados em locais inapropriados.
Fica sob responsabilidade de cada subprefeitura disponibilizar as informações acerca da sua respectiva programação, incluindo os dias e os horários em que a ação será realizada. Porém, algumas normas são válidas para todos os bairros: o objeto a ser recolhido deve ser colocado nas calçadas com uma hora de antecedência do horário estipulado pela subprefeitura onde o munícipe reside. Não é permitido descartar o material na noite anterior a coleta.
Em casos onde o endereço de um morador não for contemplado pelas operações de Cata Bagulho, os cidadãos podem levar os objetos em desuso para um dos 102 ecopontos que estão espalhados pela cidade. Vale lembrar que o descarte irregular é crime ambiental, com multa prevista de até R$16.003,53 mil (Lei de Limpeza Urbana, nº13.478/02, artigo 185).
Esta ação conta ainda com o apoio da LimpaSP, empresa responsável por serviços de limpeza na região norte da capital.
Comments