top of page
Search

Os assédios moral e sexual que ferem o da dignidade humana tem crescido no Brasil e afetado a saúde



Casos de assédios moral, que ferem o princípio da dignidade humana, têm crescido no Brasile afetado asaúde física e mental de milhares de trabalhadores e trabalhadoras. Em apenas seis meses deste ano, dejaneiro a junho, o Ministério Público do Trabalho recebeu 300 denúncias e a tendência é ultrapassar onúmero do 2021, que fechou o ano com 497 denúncias no total.


Praticado tanto por superiores hierárquicos como também por colegas de trabalho, o assédio moral notrabalho é considerado crime desde a aprovação de uma lei em 2019. Segundo a Constituição Federal, adignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho devem ser preservados.


Cristiane Lopes, procuradora do Trabalho, explica quais são as causas mais comuns de assédio moral notrabalho:

“Da minha vivência como procuradora do Ministério Público do Trabalho, eu posso dizer que a causa deflagradora mais comum dos processos de assédio moral tem a ver com o desejo do empregadorse livrar do empregado sem ter que pagar a indenização correspondente à dispensa sem justa causa. Mas existem também, processos em que a liderança é exercida de maneira doentia. São pessoas com mentalidade perversa ou simplesmente inseguras, que não sabem lidar com pessoas que possam representar algum rosto. E por fim, o mais grave de todos, nós temos a situação da gestão por estresse, que caracteriza o assédio moral organizacional, que é quando, deliberadamente a empresa adota processos que dificultam ou transformam o ambiente de trabalho de maneira a que ele seja tóxico para que o trabalhador produza mais. Esse é o modelo mais grave de assédio moral porque adoece toda uma organização."


Com base nos esclarecimentos, desde que comprovado o assédio, os responsáveis podem pegar de um a dois anos de prisão mais o pagamento de multa.Se você estiver vivendo alguma dessas situações, denuncie. Procure a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho oDRAFTJS_BLOCK_KEY:1suolu seu sindicato o mais breve possível.


A Central de Notícias da Rádio CIVICA BRASILEIRA é uma iniciativa do Projeto A História dos Blocos Carnavalescos. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


Comments


bottom of page