top of page
Search

O GOVERNO DE SÃO PAULO LANÇA A CAMPANHA “SEMPRE ALERTA”.

Reportagem: Caroline Rossetto

 

  

Na primeira quinzena de dezembro, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas ( REPUBLICANOS), participou do lançamento da campanha “SP Sempre Alerta”, cujo objetivo é ajudar na prevenção de desastres climáticos extremos, com a prontidão imediata da equipe da Defesa Civil.

 

A campanha, em parceria com diversas entidades e secretarias, teve um investimento com equipamentos de última geração para ter  um monitoramento meteorológico completo visando proteger a população da cidade e de todo o Estado.

 

A Campanha “SP Sempre Alerta” melhora a comunicação de alertas de desastres: como enchentes e distribui medidas protetivas com distribuição de faixas, panfletos, cartilhas e mensagens para que a população saiba o procedimento correto em cada situação. Todo evento climático será categorizado por cores: verde, amarela e vermelho, dependendo do grau de risco, facilitando a interpretação e compreensão das pessoas em relação à gravidade do problema, de acordo com o desastre climático.

 

O governador Tarcísio de Freitas, comentou sobre as ações que o Governo de São Paulo fez ao longo do no até lançar a campanha “São Paulo Sempre Alerta”:

 

“Estamos entregando também os mapas de setorização de risco. Essa atividade é extremamente importante. Foram entregues para centenas de municípios esses mapas de setorização e no final é uma guia. Lá, estamos identificando a natureza dos riscos: geológicos, geotécnicos, a situação de várzeas de rios para que a gente possa ajudar os prefeitos a agir na prevenção. E foi o que a gente fez ao longo do ano: atuar na prevenção, seja entregando viaturas, seja entregando equipamentos, mapas de setorização de risco. A gente tem entregado uma série de viaturas e hoje a tem 128 municípios contemplados com entrega de viaturas e equipamentos, assinando termos de cooperação, celebrando parcerias com ANEL e a Secretaria de Habitação e o programa que se pereniza. O “São Paulo Sempre Alerta” se pereniza. Ou seja, vai englobar a nossa preparação para aquele período de chuva e de estiagem”, afirma ele.

 

 

Enchentes, estiagens, tempestades, enxurradas e possíveis tremores trazem riscos e danos à saúde pública. Desde o começo do mês de dezembro, o plano entrou em vigor e envolve ações de monitoramento, mapeando previsões meteorológicas e condições climáticas, localizando fortes índices de chuva, em lugares que poderão ser muito afetados e também em campos emergenciais.

 

Foram investidos quase 90 milhões de reais em compras de equipamentos, como radares e sirenes e materiais para possíveis reconstrução de pontes e viadutos, além de compras de novos veículos.




A Central de Notícias da Rádio CASA VERDE é uma iniciativa do Projeto LENDAS URBANAS DE SÃO PAULO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments


bottom of page