top of page
Search

Liderança do Movimento negro fala sobre a representatividade da posse da presidência

Marilândia Frazão, professora e liderança do movimento negro de São Paulo ressalta a importância da representação na posse do presidente Lula.



Reportagem Diane Costa


A posse da Presidência da República no dia 1º de janeiro contou com a representatividade da diversidade brasileira. A faixa presidencial foi passada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Weslley Viesba -DJ metalúrgico, Murilo de Quadros -professor, Francisco Carlos uma criança negra -moradora da periferia de São Paulo, Jucimara Fausto -cozinheira, Flávio Pereira -artesão, Ivan Baron-influenciador PCD –Pessoa Com Deficiência, cacique Raoni Metuktire dos indígenas Kaypó, uma cadelinha vira-lata chamada Resistência e pela Aline Sousa -catadora de materiais recicláveis.


A história de cada um dos que participaram do momento é ampla e vai além do nome e identificação, um exemplo é a criança de 10 anos, negra Francisco Carlos do Nascimento. Em 2022, ele ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista e em 2019 esteve em Curitiba para dar “Bom dia Presidente Lula”.


Tradicionalmente a faixa presidencial é passada pelo do presidente anterior ao presidente eleito, mas como o presidente dagestão anterior não estava presente, o evento foi organizado dessa forma e trouxe destaque a importância da representatividade.


Para falar sobre o tema, a professora especialista em educação étnica racial, sindicalista e membra dos movimentos negros de São Paulo, Marilandia Frazão fala sobre a importância da representatividade desse momento da posse presidencial.


“A história faz o mundo girar, a posse do presidente Lula trouxe a força da democracia e coloca em cheque onde cabe o povo brasileiro com suas diferentes histórias. Foi um recado do presidente Lula a sociedade brasileira. Colocando o povo brasileiro com suas diferentes histórias de luta para compartilhar este momento que se inicia renovando o bem viver do povo brasileiro”, afirma Marilandia Frazão.


A Central de Notícias da Rádio CIVICA BRASILEIRA é uma iniciativa do Projeto A História dos Blocos Carnavalescos. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.






Comments


bottom of page