top of page
Search

INFECÇÃO URINÁRIA É COISA SÉRIA: SAIBA COMO TRATAR

Reportagem: Caroline Rossetto



A infecção urinária é uma das muitas causas que levam uma pessoa a ser internada. E se não tratada de forma correta ou negligenciar essa causa, o paciente pode ter consequências terríveis.


Essa doença bacteriana é mais comum do que se imagina, mas a Secretaria Municipal de Saúde informa que é tratável se o paciente , procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima, quando os sintomas começarem.


Ardência ao urinar, vontade de ir ao banheiro várias vezes e pouco xixi, podem indicar que o corpo está com infecção no trato urinário. Além disso, pode ocasionar dores bem fortes no baixo ventre, dores nas costas e dores na bexiga, além de sangramento e febre alta.


A enfermeira Fabiana dos Santos, explica a gravidade da doença e como evitar:


“ Vou falar sobre a importância de cuidarmos da saúde renal e principalmente de nosso sistema excretor urinário e o quanto a gente negligencia isso. A gente precisa cuidar dessa parte porque muitos outros problemas de saúde estão relacionados com a falta de cuidado com o nosso sistema excretor urinário. Diariamente, a gente pega casos de infecção urinária em pronto socorro ou nos postos de saúde e Unidade Básica e a gente precisa tratar isso com antibiótico. Existem pessoas que têm infecção urinária de repetição e precisam ser estudadas mais a fundo e cuidadas mais de perto. Bom, a gente consegue evitar isso não segurando o xixi por muito tempo. Sentiu vontade de ir ao banheiro? Precisa ir. A mulher por ter uretra um pouco menor do que o homem, acaba apresentando infecção urinária mais vezes e com a vida corrida, a gente não consegue beber água o suficiente. Isso é super necessário para que o corpo filtre as impurezas do organismo e evitar que uma proliferação bacteriana ocorra na região”, diz ela.


A infecção urinária também causa desânimo, sonolência excessiva e dor no corpo. É preciso também que a pessoa faça uma higiene adequada dos sistemas reprodutores. Mulheres na menopausa também são vítimas dessa doença, uma vez que as taxas de estrógeno, hormônio que protege o trato urinário, diminui favorecendo o surgimento dessas infecções.


A enferemeira também recomenda o uso de preservativos em relações sexuais, pois sem essa proteção, também facilita a entrada de bactérias favorecendo a infecção.


O tratamento com antibióticos pode durar 1 semana ou mais, dependendo da gravidade da situação. E o ideal é procurar uma unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento e obter o diagnóstico precoce.



A Central de Notícias da Rádio CIVICA BRASILEIRA é uma iniciativa do Projeto A Influência Cultural Africana”. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


Comments


bottom of page