A historiadora Lili Schwarcz, fala do nascimento da festa do carnaval.
A rádio casa verde nesta semana de carnaval que contar um dessa festa.
Carnaval é uma festa popular que acabou se vinculando diretamente à história e à cultura brasileira.
Mas nem sempre foi como a gente conhece hoje como conta a historiadora Lili Schwarcz:
“Por mais que o Carnaval seja uma festa bem terrena eencravada nodia a dia dos brasileiros , ela a festa nasceu ligada a a igreja católica. Em 604 o papa Gregório Primeiro determina a criação de quarenta dias de privações. Era a famosa quaresma.
Já os fiéis resolveram aproveitar esses dias que antecediam a quaresma, quaresma essa que implicava em passar os quarenta dias sem comer carne ou gordura os fiéis decidiram então comer carne, por isso o nome Carnevale que em italiano quer dizer adeus a carne.
Pra vocês entenderem como é antigo carnaval, os primeiros relatos de marchas de Carnaval no Brasil datam 1553 e ocorreram em Pernambuco. Junto com o Carnaval também vieram personagens muito bonitos, como o Zé Pereira, que é um personagem de perna comprida, brincalhão e que foi de alguma forma transplantada de Portugal pra cá.
Também nos ritmos foram mudando. A primeira forma musical do Carnaval não foi o samba, mas foi a polca. Outros ritmos aos poucos foram se incluindo na festa. O frevo, por exemplo, é um ritmo muito animado, quase uma marchinha ah e que faz tremendo sucesso no Recife.
Eu gostaria também de lembrar pra vocês quemarchinha feita no Brasil foi criada por uma mulher, Chiquinha Gonzaga.”
A Central de Notícias da Rádio CIVICA BRASILEIRA é uma iniciativa do Projeto A História dos Blocos Carnavalescos. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments