O governo federal determinou no dia 18 de janeiro que as drogarias credenciadas no programa Farmácia Popular disponibilizem gratuitamente absorvente para meninas e mulheres de baixa renda. Podem receber absorventes brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no CadÚnico e que contam com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.
O programa faz parte da Política de Dignidade Menstrual, sancionada pelo governo federal no dia 8 de março do ano passado, no Dia Internacional das Mulheres.
O beneficio é voltado para pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, ou estão em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. De acordo com o Ministério da Saúde, o programa abrange 24 milhões de pessoas.
Estudantes das instituições públicas de ensino para terem acesso também devem estar no CadÚnico, mas, neste caso, a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$ 706). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, para ter acesso ao absorvente, basta ir a uma unidade credenciada do Farmácia Popular, apresentar um documento de identificação oficial com número do CPF e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital’, com validade de 180 dias. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.
A Central de Notícias da Rádio CASA VERDE é uma iniciativa do Projeto “LENDAS URBANAS DE SÃO PAULO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments