Fundada em 2017 com o objetivo de suprir a carência de equipamentos culturais na periferia de São Paulo, o Espaço Brasilândia Cultural, localizado na zona norte da capital paulista, já chegou a oferecer gratuitamente à população local aulas de golfe, crochê, música, inglês e até libras.
Na pandemia da covid-19, o local enfrentou dificuldades para manter os atendimentos e, infelizmente, interrompeu grande parte dos serviços prestados a juventude da Brasilândia. Felipe Sereno, músico que idealizou o projeto, lembra os bons tempos do espaça cultural.
“Antigamente a gente tinha o Sexta Preta. Toda sexta-feira um Dj tocava um ritmo musical. Tinham as oficinas que eram muito boas. Chegamos a ofertar também atendimento psicológico, duas vezes por semana, para os moradores. E, pouco antes da pandemia, realizamos atendimentos odontológicos em uma escola do bairro por meio de uma parceria com a Ong Por um Sorriso. Nos momentos mais difíceis da covid-19 no Brasil, distribuímos ainda cerca de 7 mil cestas básicas para as famílias mais necessitadas.”, contou.
Carente de apoio financeiro e de um olhar mais cuidadoso com a população que vive longe da região central da capital paulista, Felipe luta para manter o espaço de portas abertas e lamenta a ausência do poder público na região.
“Temos saúde e educação de forma básica aqui na Brasilândia. Cultura e lazer não temos absolutamente nada. Aqui há uma praça toda quebrada, sem manutenção. Não dá para jogar uma bola, fazer basquete, andar de skate, acessar internet, absolutamente nada. .Estamos abandonados a próprio sorte”, disse.
Para saber mais do Espaço Brasilândia Cultural acesse as páginas do equipamento nas redes sociais. No Facebook o endereço é facebook.com.br/espacocobrasilandiacultural e no Instagram você encontra como @espacobrasilandiacultural.
A Central de Notícias da Rádio CASA VERDE é uma iniciativa do Projeto “LENDAS URBANAS DE SÃO PAULO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments