top of page
Search

Desfile das escolas de samba SP e RJ

O carnaval 2022 das escolas de samba do Rio e de SP será no feriado de Tiradentes. Os desfiles acontecem no rio e em São Paulo entre quarta (20) e sábado (23).

Neste ano, as escolas do grupo especial do Rio e de SP desfilam nos mesmos dias e nos mesmos horários, ou seja, na sexta (22) e no sábado (23) a partir das 22h.

Entenda como são julgados os quesitos do carnaval de São Paulo? Em 2020, a liga alterou alguns critérios do manual do julgador, documento que conduz o trabalho dos jurados. Notas vão de nove a dez, com uma casa decimal.

O grupo de jurados escolhido pela liga independente das escolas de samba de São Paulo se baseia no manual do julgador para avaliar as agremiações.

Nove quesitos são julgados com notas que variam de nove até dez, com uma casa decimal. Todas as notas também devem ser acompanhadas de justificativa por escrito, com critérios técnicos. Há também punições com descontos na nota, caso algumas exigências não sejam cumpridas. O número mínimo de componentes da escola,por exemplo, deve ser de 2 mil. Já a ala das baianas precisa contar com ao menos 50 integrantes, e a comissão de frente, com seis. Exibir escudos de times de futebol e propaganda, implícita ou explícita, é proibido.

Em 2020, a liga anunciou algumas mudanças no documento que baseia o trabalho dos jurados. Entre as principais alterações está a exigência de "performance musical" das baterias, com a realização de "bossa, paradinha, breque, apagão, convenção ou virada". A punição para as escolas que estourarem o tempo na avenida também foi diminuída. As agremiações têm tempo mínimo de 55 minutos, e máximo de 65 minutos para desfilar. Com a nova regra, a escola que estourar o cronômetro perderá três décimos da nota, além de um décimo a mais por minuto que Exceder ou anteceder. Antes, a punição era de um ponto. A partir de 2020, também passou a ser exigido que as escolas apresentem croquis das alegorias e fantasias com suas devidas identificações. No dia do desfile, os jurados devem avaliar se modelo apresentado na avenida corresponde ao desenho informado anteriormente.


Fonte: Prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro Reportagem: Márcia Brasil

Comments


bottom of page