O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas do Republicanos enviou para a Assembleia Legislativa de São Paulo projeto de lei que cria escolas cívicos militares. O projeto chegou causando polêmica e divergência de opiniões entre os deputados da base aliada e da oposição.
O deputado estadual do PT, Antônio Donato afirma que o partido irá atuar contra a aprovação do projeto na Alesp. “Tarcísio de Freitas enviou para a Assembleia Legislativa projeto de lei que cria as escolas cívicos militares, projeto do governo Bolsonaro, que não deu certo no Brasil inteiro, na verdade era um grande cabine de empregos para policiais aposentados, agora renasce em São Paulo com essa proposta do governador Tarcísio”, afirma Antônio Donato.
De acordo com o deputado, o projeto não tem embasamento pedagógico e não apresenta uma proposta clara de melhoria da educação do ensino público: “Não se sabe para fazer o que, porque aula quem vai continuar dando são os professores, eles (os militares) serão monitores e não se sabe pra qual atividade. Nos estados onde foi implantado isso e foi revogado pelo governo federal, o que se viu foi muito dinheiro pra esses policiais e continuou se pagando pouco para os professores”, ressalta ele.
Segundo o parlamentar, o ensino cívico militar não está previsto na LDB, Lei de Diretrizes e Bases e não faz parte do sistema pedagógico educacional do país: “é simplesmente um aceno para sua base política que tem forte penetração junto a setores da Polícia Militar. Nós continuamos defendendo uma educação pública, gratuita e de qualidade, isso não se faz colocando militares sem nenhuma formação nas escolas, se faz melhorando o ambiente escolar, pagando melhor os professores, investindo em recursos humanos e físicos de escolas que hoje se encontram abandonadas pelo governo do estado”, aponta ele.
A Central de Notícias da Rádio CASA VERDE é uma iniciativa do Projeto “LENDAS URBANAS DE SÃO PAULO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments