O desemprego é uma realidade que se agravou no Brasil e em São Paulo com a chegada da pandemia de covid-19. No Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são mais de 13,5 milhões de desempregados e na região metropolitana de São Paulo são quase 2 milhões de pessoas.
Um serviço importante disponibilizado pela prefeitura de São Paulo para ajudar na procura de emprego e capacitação para o mercado de trabalho é o CATE – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.
A cidade de São Paulo conta com 25 unidades que entre os serviços prestados estão a recolocação de profissionais, por meio de vagas em empresas privadas, oficinas de orientação ao trabalho, habilitação do seguro-desemprego e emissão de carteira profissional. Além disso, o Cate também oferece formalização do Microempreendedor Individual (MEI), orientação trabalhista e previdenciária para pessoa física e microempreendedor individual.
Para ser atendido no cate é necessário agendar por telefone na Central 156 ou diretamente pelo portal www.sp156.prefeitura.sp.gov.br
No site do CATE está disponível cursos de capacitação com conteúdo nas áreas avaliadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo que mais crescem e geram emprego e renda na cidade como: gestão, empreendedorismo e trabalho; gastronomia; economia criativa; saúde e bem estar; meio ambiente e sustentabilidade; e tecnologia.
Devido à pandemia, as 25 unidades do Cate estão com atendimento em horário reduzido das 10h às 16h. Mais informações sobre vagas de emprego também podem ser consultadas pelo site: www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento onde é possível fazer seu cadastro.
O posto de atendimento presencial na Zona Noroeste mais próximo da Casa Verde é o CATE Brasilândia, que fica na Av. João Marcelino Branco, 95. Porém, existe oito CATEs no total na região.
Segue a relação de endereços:
Noroeste
Cate Lapa – Rua Guaicurus, 1000.
Cate Butantã – Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201.
Cate Pirituba – Av. Dr. Felipe Pinel, 12.
Cate Perus – Rua Ylídio Figueiredo, 349.
Cate Jaraguá – Estrada de Taipas, 990.
Cate Santana – Av. Tucuruvi, 808.
Cate Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95.
Cate Jaçanã – Rua Luis Stamatis, 300.
Reportagem: Diane Costa
Este projeto foi realizado com o apoio da 5a edição do programa municipal de fomento ao serviço de radiodifusão comunitária para a cidade de São Paulo
Comments