top of page
Search

Campanha de vacina contra gripe tem meta de vacinar 90% da público alvo até o final de maio


O Ministério da Saúde pretende vacinar mais de 81 milhões de pessoas contra a gripe até 31 de maio deste ano. A meta corresponde a 90% do público-alvo e visa interromper uma sequência de resultados insatisfatórios das últimas campanhas de vacinação.

No ano passado, a campanha teve que ser prorrogada porque não havia alcançado nem metade do público-alvo nos meses estabelecidos. Em 2021, a ação durou de abril a setembro e, ainda assim, chegou apenas a 72,1% da meta.

Também houve prorrogação em 2020, quando apenas 63,5% dos grupos prioritários foram vacinados em um bimestre. Em 2019, o índice havia sido de 80% ao longo de todo o ano.

A médica sanitarista Lúcia Souto, presidente do Centro de Brasileiro de Estudos da Saúde, fala sobre a importância da vacinação para evitar quadros mais graves da doença.

“É muito importante que as pessoas participem da campanha de imunização. O objetivo, neste momento, é atender os grupos considerados prioritários porque são os mais vulneráveis. São as crianças a partir de seis meses até cinco anos, os idosos a partir de 60 anos, os povos indígenas, pessoas imunodeprimidas como, por exemplo, pacientes em tratamento de câncer, HIV e outras doenças que baixam a imunidade. Fazem parte também os profissionais da saúde, educação, transporte e sistema prisional. A doença da gripe pode se agravar e, com isso, podemos perder vidas principalmente nesses grupos mais vulneráveis. O chamado é para que todos façam essa adesão à campanha pra que a gente atinja 90 % do grupo prioritário. Então vamos nos vacinar em defesa da vida, protegendo a sua comunidade e de todos nós”, disse.

A vacina contra a gripe já está disponível nos postos para grupos prioritários. Este ano, todos vão receber as doses ao mesmo tempo e não haverá calendário específico para cada público.


A Central de Notícias da Rádio CIVICA BRASILEIRA é uma iniciativa do Projeto A História dos Blocos Carnavalescos. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


Comments


bottom of page