top of page

Butantan-DV: ANVISA Aprova Nova Vacina da Dengue em Dose Única

  • forumfdc
  • 2 minutes ago
  • 2 min read

A Butantan-DV foi aprovada pela ANVISA com 91,6% de eficácia contra a dengue grave, garantindo a entrada no Programa Nacional de Imunização (PNI).

A Butantan-DV é a nova vacina de dose única, para o combate a dengue, criada pelo instituto Butantan que será fabricada em parceria com a empresa chinesa WUXI. Ela foi aprovada pela ANVISA, nesta última quarta-feira, 26 de novembro.

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, que estava presente para assinar o termo de compromisso, garantiu durante a coletiva de imprensa a eficácia da vacina, em relação aos quatro sorotipos da doença.

E ainda explicou sobre a regularidade necessária: “Quem tomou uma dose, durante 5 anos, ficou protegido, não teve quase 80%, né? 70 e poucos por cento não, não teve viremia, não teve sinais e sintomas, mais de 90% não teve caso grave, mais de 100% não teve hospitalização e o estudo acompanhando períodos de alta transmissão inclusive.”

A aprovação da vacina foi sustentada por 5 anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3, encaminhados a ANVISA. No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra a dengue grave e com sinais de alarme e 100% contra hospitalizações.

O ministro completou que a distribuição das vacinas será garantida para todo o brasil: “E essa vacina vai entrar no nosso programa nacional de imunização. Então, é, na medida que ela é incorporada ao programa nacional de imunização, toda a distribuição, a cadeia de distribuição junto com os estados e os municípios.”

Produção e distribuição

Mesmo antes da aprovação, o Instituto Butantan já havia iniciado a produção do imunizante em seu parque industrial, já tendo 1 milhão de doses prontas para disponibilização

 

O instituto Butantan já recebeu a aprovação da ANVISA e para ampliar a faixa etária de vacinação para o público 60+. Já para o público pediátrico, por enquanto, mais dados deverão ser coletados para avaliar a possível inclusão das crianças de 2 a 11 anos.

 

A Central de Notícias da Rádio Casa Verde para a vida é uma iniciativa do Projeto “Orlando Villas Boas-um sertanista brasileiro”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora

 
 
 

Comments


  • Instagram

© 2021 Criado por Disco1

bottom of page