Após aumento de casos da variante gripal H3N2, prefeitura retoma vacinação contra a gripe
reportagem: Andreza Silva
Em novembro, uma variante do vírus da gripe atingiu fortemente a cidade de São Paulo. Denominada H3N2, essa variante causa sintomas gripais que também podem ser confundidos com os de covid-19.
Na primeira quinzena deste mês, o número de pacientes com sintomas gripais já superaram os de suspeita de covid, foram registrados 46.557 casos de problemas respiratórios, enquanto pouco mais de 45 mil de covid.
As principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus e São Paulo, vivem uma situação semelhante à de gripe sazonal - aquela que aparece dependendo da mudança de clima e temperatura.
Para diminuir o problema, a cidade de São Paulo retomou a vacinação contra a gripe, aplicada, inicialmente, entre junho e agosto deste ano.
Nesta nova fase da campanha, todas as pessoas que ainda não se vacinaram contra a influenza este ano, poderão se vacinar. São 469 unidades básicas de saúde espalhadas por toda a cidade e funcionando de segunda a sexta, das 7h às 19h. A prefeitura informou que pontos drive-thru de vacinação contra a covid também aplicaram a imunização contra a gripe.
Em coletiva de imprensa do dia 8 de dezembro, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que doaria 400 mil doses de vacina contra a gripe, produzidas pelo Instituto Butantã, para a prefeitura do Rio de J
aneiro, que também enfrenta o surto da doença.
A doação foi necessária por falta de suporte do governo federal, que ignorou, previamente, solicitações por vacinas contra a gripe feitas pelo Rio de Janeiro.
Dimas Covas, presidente do Instituto Butantã, afirmou que, só neste ano, mais de 80 milhões de doses foram contra a gripe. Além disso, o instituto foi qualificado para fornecer imunizantes à Organização Mundial da Saúde.
Como começou?
O vírus H3N2 surgiu na década de 60 em Hong Kong, na China, e passou por recente mutação na Austrália - a responsável pelo surto nas cidades sul-americanas. A Bahia já registrou a primeira morte relacionada ao vírus.
Para garantir a eficácia contra as mutações dos vírus gripais, as vacinas contra a influenza passam, anualmente, por modificações. No Brasil, a vacina contra a gripe já possui eficácia contra a variante H3N2.
Sintomas de H3N2
Os principais atingidos com essa variante gripal são os idosos e as crianças, que podem desenvolver quadros mais graves da doença. Os principais sintomas são os comuns da gripe, febre alta, dor de cabeça e nas articulações, nariz entupido e tosse.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo
Comentários