top of page
Search

A Cidade é Nossa

Reportagem: Lazaro de Oliveira

“ A Praça é do Povo como o Céu é do condor” - Castro Alves

A Praça Castro Alves é do povo Como o céu é do avião - Caetano Veloso

O espaço urbano da cidade é um espaço democrático e suas marcas mostram o quanto ela é viva. É nela que seus habitantes se manifestam, tomam as ruas e deixam claro as suas idéias e aspirações.


Esse espaço urbano foi palco de manifestações contra a carestia, a favor ou contra o presidente, contra o aumento da passagem do transporte e comemorações esportivas e carnavalescas.

A cidade pulsa vida e as marcas estão no seus muros os muros servem de outdoor para as suas mensagens. No passado algumas permanecem na memória e causaram muita curiosidade “O profeta Edman vem ái” estampou muros e viadutos outro que abalou a ditadura foi “Cão Fila km 05” que imaginava ser coisa da esquerda.

Existiram outras mais bem humoradas como “Quero morrer nos braços de uma mulher peituda”. Embora tenha sido considerada uma frase imprópria, ela traz um outro significado. Nada é mais materno do que os seios de uma mulher. É a mãe que se faz presente. Quem na hora de sua morte não gostaria de estar no aconchego materno.

E a cidade pulsa o que dizer das pichações tão demonizadas. Todas as manifestações são garantidas pela constituição. A pixação é a manifestação de quem foi expulso para as franjas da periferia. “Fomos expulsos mas estamos vivos” A dificuldade de entender os signos manifestados na “pixação” é a mesma de entender algumas manifestações artistas que frequentemente estão presentes na Bienal.

Nos anos 90 a cidade se surpreende com desenhos como bota, frango assado,acrobatas e outros de autoria de Alex Vallauri.

Foi um período onde os muros das grandes cidades serviram de tela para essa manifestação.

Andy Warhol o mais conhecido de todos se serviu dos muros de Nova Iorque

Hoje o tom cinza abre espaço para que muralistas possam colorir a cidade.

Os temas são os mais variados. Africanismo, artistas de tv, protesto estão presentes na paisagem da cidade.

Essas manifestações devem ser apreciadas entre prédios e árvores da cidade como uma única paisagem.

Seja a pé, de carro, ônibus ou metrô é fácil perceber novos murais surgindo.

Novas idéias sendo apresentadas a cidade e aos que nela moram.

Uma cidade onde seus moradores tomam para si a cidade.


Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

Comments


bottom of page