Reportagem: Caroline Rossetto
Este ano, a campanha “Maio Amarelo” completa 10 anos de existência. Seu objetivo é conscientizar e mobilizar a população e trazer um debate sobre a redução dos riscos de acidentes no trânsito de todo o Brasil.
O tema da campanha em 2023, é “No trânsito, escolha a vida”. Representantes da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), autoridades do Sistema Nacional de Trânsito, da Confederação Nacional do Esporte e também da Secretaria de Mobilidade Urbana, apresentaram as diretrizes e ações tomadas para questões de educação no trânsito.
“O Maio Amarelo" é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito que surgiu em 2014. O objetivo é a realização durante todo o mês de maio, de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta as questões relacionadas à segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, órgão de governos, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, ampliando e conscientizando para a segurança no trânsito, nas mais diferentes esferas. Trata-se de um importante momento para uma análise de um cenário de acidentes no Brasil e para uma reflexão sobre o que se deseja melhorar, visando a nova década de ações pela segurança no trânsito, estipulada pela ONU para os anos de 2021 a 2030, em consonância com o plano nacional de redução de mortes e lesões no trânsito, o Denatrans, o qual reconhece o impacto que os acidentes de trânsito causam na sociedade, não apenas financeiro, mas humano, tornando-se uma ferramenta de diagnóstico de problemas e das soluções que cada um dos órgãos de trânsito, em todas as esferas, enfrenta para combater os altos índices de acidentes”, diz o representante do Ministério dos Transportes.
Na última quarta-feira, dia 03 de março, a Prefeitura de São Paulo, realizou uma live em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, sobre a conscientização de acidentes causados no trânsito. De acordo com o Governo federal, são cerca de 45 mil óbitos dessa natureza, por ano. O Brasil é o 3º país com mais mortes no trânsito do mundo, ficando atrás apenas da Índia e China, que possuem uma população ainda maior.
As maiores causas de acidente automobilístico podem ser evitáveis, se houver ainda uma conscientização maior. Motivos como: excesso de álcool, sono excessivo, falta de atenção, excesso de velocidade, desrespeito às leis de trânsito e autoridades viárias acontecem por falta de educação, conhecimento e esclarecimento.
A Central de Notícias da Rádio CIVICA BRASILEIRA é uma iniciativa do Projeto “A Influência Cultural Africana”. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments